Com cada vez mais recursos oferecidos aos seus mais de 1 bilhão de usuários, o Instagram decidiu lançar uma versão mais leve voltada para mercados emergentes.

O Instagram Lite foi lançado no México como uma alternativa ao app principal do serviço para quem não tem um celular de ponta ou sofre com problemas de conexão com redes de internet móvel, o que é comum em países em desenvolvimento. Ocupando menos de 1 MB, o app também foi pensado para consumir a menor quantidade possível do pacote de dados do usuário.

Recursos como a postagem de vídeos e as mensagens diretas entre usuários não são oferecidas no Instagram Lite. Porém, é possível usar o aplicativo para fazer o que o Instagram sempre permitiu: compartilhar fotos com amigos e ver imagens postadas por eles. As stories do serviço também fazem parte do novo app.

publicidade

Com o Instagram Lite, o Facebook aplica ao serviço de compartilhamento de fotos o mesmo tratamento recebido por diversos outros apps da atualidade – a própria rede social oferece uma versão mais leve tanto do seu aplicativo quanto do Messenger, enquanto o Google não só desenvolveu versões simplificadas de diversos apps como também preparou um Android voltado para aparelhos básicos.

Na página do app na Play Store, o Instagram diz que pretende adicionar no futuro os recursos atualmente ausentes da versão leve. Disponível por enquanto apenas no México, o aplicativo deve ser liberado para outras partes do mundo no futuro, segundo o site The Verge.