O Instagram anunciou duas mudanças interessantes para os usuários do Android e iPhone (iOS). A primeira é que agora é possível colocar links e hashtags na biografia em perfis pessoais na rede social, o que promete dar mais visibilidade para a sua página ou trabalho. Além disso, a rede social prometeu que dará prioridade a novas publicações no topo do feed de notícias.

Anunciado nesta quarta-feira, 21, as hashtags vão facilitar a localização do perfil do usuário em buscas por termos. Por exemplo, os usuários que postam muito sobre animais ou gostam deste tema podem adicionar uma hashtag relacionada para ser encontrado sempre que alguém pesquisar por isso. Outra novidade é a possibilidade de mencionar outras pessoas ou páginas no espaço.

ReproduçãoPresente anteriormente somente em perfis públicos, o Instagram estendeu a postagem de links para páginas pessoais. Isso permitirá, por exemplo, que o usuário divulgue suas outras redes sociais no espaço ou até mesmo seu trabalho, sem precisar converter o seu perfil no aplicativo. Até então, era necessário ter uma página no Facebook para ter um perfil público no Instagram com links.

Rede social anuncia mudanças para o feed

publicidade

Após muitas críticas nas últimas semanas, o Instagram publicou em seu blog nesta quinta-feira, 22, que fará no feed principal do usuário. Para começar, a linha do tempo não será mais atualizada automaticamente, o que vinha causando problemas na experiência de algumas pessoas. No lugar, o aplicativo ganhará um botão “Novos Posts” para voltar ao topo da página e exibir outras publicações.

O Instagram anunciou ainda que, baseado no feedback dos usuários, fará mudanças para que novos posts apareçam primeiro no feed de notícias. Ou seja, a rede social manterá a linha do tempo organizada por algoritmos e com publicações fora de ordem cronológica, mas a tendência é que publicações mais recentes apareçam no topo.

Por fim, o Instagram encerrou o comunicado dizendo que novas mudanças chegarão ao feed nos próximos meses, porém sem revelar detalhes. É possível que a rede social esteja dando um passo para trás para evitar as polêmicas que atingem sua “empresa-mãe”, o Facebook. Além da falta de transparência na organização do feed, a companhia de Mark Zuckerberg está no meio de um escândalo por causa do uso indevido de dados pessoais dos usuários.