O Google recrutou o TensorFlow, uma das plataformas da casa, para melhorar os filtros de reconhecimento de spam do Gmail. E o resultado já aparece: com as melhorias, estão sendo bloqueados diariamente 100 milhões de envios a mais que o habitual.

Isso não é um ganho expressivo quando são considerados os mais de 1 bilhão de usuários do Gmail — afinal, é apenas um e-mail a mais bloqueado a cada 10 usuários. Porém, o Google alega que já barra 99,9% das mensagens de spam. Localizar o 0,1% faltante é mais difícil.

 “Na escala em que operamos, adicionar esses 100 milhões não foi fácil”, contou Neil Kumaran, gerente de produtos de Tecnologia Contra Abusos ao The Verge. “Descobrir essa parte faltante é muito complicado. (…) o TensorFlow foi ótimo para fechar esse buraco.”

O Gmail usa inteligência artificial (IA) com seus próprios filtros há anos. Enquanto eles bloqueiam os spams mais óbvios, a IA procura por novos padrões. Algoritmos são usados para mensurar a formatação do e-mail desde o momento em que ele é enviado. O TensorFlow, de acordo com Kumaran, classifica e segmenta esses dados em grande escala mais facilmente. A natureza open-source do framework permite que novas pesquisas da comunidade sejam rapidamente integradas.

publicidade

-> Conheça a história do Gmail
-> Como organizar a sua caixa de entrada no Gmail
-> Confira dicas para aproveitar melhor o Gmail

Lançado em 2015, o TensorFlow se tornou parte importante dos negócios de IA do Google. Ele é uma plataforma de aprendizado de máquina que permite a criação de ferramentas com esse tipo de tecnologia para uma extensa gama de tarefas. Sua flexibilidade, capacidade de segmentar e funcionamento perfeito com outros serviços de IA do Google encorajam os usuários a adquiri-lo.

Segundo o Google, a integração da plataforma com o Gmail vai ajudar a personalizar melhor os filtros. Esse processo tem sido desenvolvido ao longo dos anos com o Gmail, em busca de sinais do que os usuários consideram spam. “O TensorFlow transforma esses indícios em resultados melhores.”

Kumaran diz que não existe uma definição de spam por aí. “Mas a IA pode ajudar encontrar a melhor definição do que é spam para cada usuário.”