O mundo assiste a um desenvolvimento cada vez maior da Inteligência Artificial (IA), o que inclui ser derrotado por ela em diversos desafios. Mas, em um dos últimos duelos “homem x máquina” foi a vez dos humanos triunfarem. Odebatedor Harish Natarajan venceu a Miss Debater, máquina dotada de IA da IBM, durante a Think Conference, em São Francisco. 

Vencedor do Debate Europeu de 2012, Natarajan, trocou respostas com a máquina da IBM para uma audiência de 700 pessoas, que era composta pelos principais debatedores das escolas da Bay Area (que compreende as cidades de São Francisco e Oakland) e por uma centena de jornalistas.

Cada lado teve 15 minutos para se preparar para o confronto. Logo depois, eles apresentaram um comunicado de abertura de quatro minutos, uma refutação de argumentos também de quatro minutos e um resumo de mais 120 segundos. Miss Debater (anteriormente conhecida como Project Debater) retirou argumentos de seu banco de dados, que contém 10 bilhões de sentenças provenientes de jornais e revistas acadêmicas e, enquanto a caixa preta do tamanho de um humano falava, três bolas azuis flutuavam em sua tela.

O confronto foi mais recente evento do “grande desafio” da IBM, que coloca pessoas contra máquinas. O histórico de vitórias dos sistemas da empresa é extenso e vem desde 1996 com a derrota do russo Garry Kasparov, lenda do xadrez, em uma partida contra a máquina Deep Blue . Mais tarde, em 2011, a tecnologia triunfou com o supercomputador Watson no jogo de respostas Jeopardy (muito popular na TV americana).

publicidade

Natarajan escreveu um post em seu LinkendIn, explicando que o debate é mais complicado para a máquina, pelo fato de exigir um cuidado das emoções, do uso da linguagem, da retórica e de exemplos. Porém ele ainda admitiu que “chegará um momento em que a IA será melhor que os humanos”.