A inclusão da Huawei na lista negra do Departamento de Comércio dos EUA, que, entre outras coisas, impede as empresas americanas de venderem tecnologia e serviços a fabricante chinesa, ganhou um novo capítulo. Dessa vez, ele apresenta um impacto na produção de notebooks da empresa.

De acordo com uma reportagem da CNBC, alguns fornecedores da Huawei teriam recebido uma notificação sobre a suspensão das entregas de componentes de notebooks. Ao mesmo tempo, a gigante chinesa teria suspendido o desenvolvimento de novos projetos, devido à falta de apoio dos gigantes americanos, como Intel, AMD e Microsoft.

Richard Yu, CEO da Huawei, confirma que o lançamento de um novo notebook – o Matebook X Pro – cuja apresentação estava prevista para esta semana na conferência CES Asia, também foi adiado. Durante uma entrevista à CNBC, Yu fala que essa é uma situação infeliz, afirmando que uma nova data de apresentação para o dispositivo não foi definida.

Aparentemente, o futuro da divisão de PCs da Huawei também está em risco, pelo fato de a empresa ainda ser muito dependente das tecnologias dos EUA e do fornecimento de componentes destas empresas. A fabricante asiática acumulou estoques para lidar com essa possível crise, mas ela não conseguiu armazenas peças suficientes para continuar a produção de futuros notebooks.

publicidade

De qualquer forma, será difícil para a Huawei desenvolver novas soluções em tão pouco tempo. Seu negócio de notebooks, portanto, sofreu um difícil golpe, o que, nas previsões da Huawei, afetará diretamente uma grande parte de sua receita.

A divisão de smartphones da empresa parece não ter sido afetada neste momento. Mas especialistas afirmam que, se a companhia continuar na lista negra dos EUA, eles podem ser bastante prejudicados e perder acesso aos maiores mercados ocidentais.  

Via: CNBC