A chinesa Huawei quer substituir os cartões micro SD e desenvolveu um novo tipo de cartão de memória chamado Nano Memory. Ele já vai equipar novos celulares da empresa e promete mais capacidade e velocidade em um tamanho reduzido.

Em relação aos cartões micro SD convencionais, os novos Nano Memory da Huawei são 45% menores e têm o tamanho de um chip nanoSIM usado em celulares. Além disso, eles oferecem alta capacidade – o menor deles terá 256 GB – e também mais velocidade, atingindo até 90 MB/s de transferência de dados.

publicidade

Dois celulares da fabricante chinesa já vão usar o novo cartão de memória: o Mate 20 e o Mate 20 Pro. Nos dois casos, o Nano Memory pode ser encaixado na mesma bandeja dos chips Nano SIM, dando ao usuário a opção de escolher entre uma segunda linha telefônica ou a expansão da memória de armazenamento.

É uma abordagem parecida com a que outras empresas adotam, oferecendo a entrada do segundo cartão SIM no mesmo lugar do micro SD. A diferença é que, como o Nano Memory é mais compacto, a bandeja de chip pode ser menor – e, quando falamos em celulares, todo espaço economizado com componentes pode fazer a diferença.

publicidade

Agora resta saber se os cartões Nano Memory vão se tornar populares. Até o momento, apenas a Huawei adotou a tecnologia – e só a chinesa fabrica os cartões. Caso a indústria abrace a tecnologia, poderemos ver uma grande mudança no armazenamento expansível dos celulares nos próximos anos.

Caso contrário, a tecnologia Nano Memory vai poder se juntar a outros cartões de memória proprietários da história, como os Memory Stick da Sony, que caíram no esquecimento com a popularização de modelos adotados por mais empresas.

publicidade

A Huawei ainda não divulgou a disponibilidade e nem o preço dos novos cartões de memória.