A Huawei é uma das empresas de tecnologia que mais cresce no mundo. A fabricante está investindo pesado em tecnologias como Inteligência Artificial, desenvolvimento da rede 5G e, este ano, lançou uma das melhores câmeras para celular, senão a melhor. A preocupação com a expansão da Huawei é tão grande que o presidente dos Estados Unidos baniu produtos da companhia chinesa no país, e pediu que seus aliados façam o mesmo. Neste cenário, o VP de produto da Huawei confirmou que o time de engenheiros da empresa está desenvolvendo um novo sistema operacional para smartphones.

O anúncio foi feito na popular rede social mais popular da China. De acordo com o canal Gizmochina, o vice-presidente de produtos móveis da Huawei, Bruce Lee (isso mesmo que você leu), afirmou que o novo OS está em desenvolvimento, porém não ofereceu mais nenhum outro detalhe.

publicidade

Hoje, o Google e a Apple dominam o mercado de sistemas operacionais para smartphones, com o Android respondendo por 88% dessa distribuição. Em 2018, a Huawei passou a Apple e já é a segunda maior fabricante de smartphones do mundo, ficando atrás apenas da Samsung.

Levando isso em consideração, caso a Huawei venha a competir no mercado de sistemas operacionais móveis, a empresa que tem mais a perder é o Google que, ironicamente, é uma empresa norte-americana.

publicidade

Se a Huawei vai levar o projeto de um novo software adiante, ainda é cedo para dizer. Porém, os rumores sobre o suposto KirinOS, vazados no passado, estão se confirmando. Assim, em breve saberemos se este é ou não um blefe da Huawei.

A gigante chinesa anunciou sua chegada ao Brasil no meio do ano, mas ainda não vimos nada concreto acontecendo no país. É bem possível que depois do resultado das eleições no Brasil, a equipe de mercado da Huawei esteja revendo essa decisão. Mas claro, isso é apenas uma reflexão que eu estou fazendo aqui, pois a fabricante ainda não falou oficialmente sobre a demora no lançamento dos seus smartphones no varejo nacional.

publicidade

Estou curiosa para saber a sua opinião: será que existe espaço para mais um sistema operacional para smartphones no mercado?