Muitas especulações surgiram nos últimos meses sobre o novo sistema operacional da Huawei, o HongMeng – também conhecido como Oak OS ou Ark OS. Esse seria um plano B preparado no caso do acesso da empresa ao Android ser afetado e limitado. No entanto, a fabricante chinesa agora afirma que o software não foi projetado para uso em smartphones.

De acordo com a agência estatal chinesa Xinhua, a vice-presidente sênior da Huawei, Catherine Chen, disse que o HongMeng OS é voltado ao uso industrial e que a empresa pretende continuar usando o Android em seus smartphones. A executiva disse que a plataforma já estava em desenvolvimento muito antes que os rumores sugerindo que ele poderia ser uma alternativa Android começassem. As notícias de um sistema operacional doméstico da Huawei datam de 2012.

publicidade

Chen acrescentou que, embora uma plataforma móvel geralmente contenha milhares de linhas de código, o HongMeng tem “centenas de milhares de linhas”, sugerindo uma escala menor, e é mais seguro. Além disso, a plataforma teria baixíssima latência em comparação a um sistema operacional móvel.

A declaração da vice-presidente vem depois da confirmação dos executivos da Huawei de que estavam trabalhando em um sistema operacional móvel alternativo. 

publicidade

Via: AndroidAuthority

publicidade