A Huawei divulgou nesta quinta-feira, 20, um comunicado que assegura aos seus clientes que a empresa continuará fornecendo patches de segurança e atualizações do Android para seus dispositivos, apesar de seus problemas atuais com o governo dos EUA. “Sempre colocamos nossos consumidores em primeiro lugar, independentemente dos desafios que enfrentamos”, disse a empresa. Isso inclui liberar atualizações do Android mesmo diante do relacionamento dificultado com o Google, de modo que o Android 10 Q será parte da família P30 e Mate 20 em breve. 

O bloqueio dos Estados Unidos e a ruptura do Google e outros fabricantes com a marca, deixou a possibilidade de que a Huawei estivesse fora do ecossistema Android. Embora a empresa já esteja preparando o seu próprio sistema operacional, a verdadeira vontade da Huawei é seguir usando o Android.

A empresa chinesa assegurou em seu blog do Reino Unido que os aparelhos mais populares da marca, incluindo a série P30, terão acesso ao Android 10 Q e lembram que o Mate 20 Pro já pode testar a versão beta.

Também confirma que todos os smartphones e tablets da marca continuarão recebendo patches de segurança e atualizações do Android. A Huawei ainda afirma que todos esses já receberam a aprovação portarem o Android Q “como e quando é lançado pelo Google”. Os testes técnicos já começaram em mais de 17 dispositivos.

publicidade

A lista completa é a seguinte:

O Android 10 Q deve chegar em agosto se o Google mantiver a programação do ano passado. Só então será possível verificar se os produtos da Huawei poderão contar com a nova versão do sistema operacional como prometido.

 

Via: XatakaAndroid