Como já noticiamos, a Huawei está trabalhando em um sistema operacional próprio, para o caso de ser proibida de usar o sistema Android em seus celulares e o Windows em seus notebooks. Agora, o responsável pela divisão de consumo da empresa disse à CNBC que o seu próprio sistema deve ficar pronto ainda este ano.

Ele ainda ressaltou que a mudança de sistemas só vai acontecer se a empresa for impedida de usar os sistemas da Google e da Microsoft em seus dispositivos. Não há uma data específica para a chagada do novo SO, mas foi dito que isso pode acontecer no quarto trimestre deste ano, com a possibilidade de termos uma versão so software fora territórios chineses chegando só no segundo trimestre de 2020.

publicidade

 “Hoje, a Huawei ainda está comprometida com a Microsoft e o Google. Mas se não pudermos mais usar seus sistemas, a Huawei preparará seu plano B para ser usado como próximo sistema operacional”, disse Richard Yu, CEO da empresa.

Se a Huawei não tiver permissão para usar o Android, isso pode ser prejudicial porque os telefones não terão mais acesso à Google Play Store, na qual os consumidores podem baixar aplicativos. Em vez disso, os usuários terão que encontrar outras maneiras de instalar seus apps.

publicidade

No entanto, Yu disse que a loja de aplicativos da Huawei, conhecida como App Gallery, estará disponível em seu próprio sistema operacional. Com isso, o desafio passa a ser outro: a empresa deve fazer com que muitos aplicativos sejam compatíveis com sua loja, além de trabalhar constantemente para que estes sejam atualizados quase ao mesmo ritmo de outros dispositivos. A App Gallery está instalada nos dispositivos da Huawei atualmente, mas a Play Store, do Google, é a loja padrão dos consumidores.

“Não queremos fazer essa mudança, mas seremos forçados por causa do governo dos EUA. Eu acho que esse tipo de coisa não será uma má notícia apenas para nós, mas também para as empresas americanas, porque apoiamos os negócios dos EUA.”, disse Yu. “Não queremos fazer isso, mas não temos outra solução, nenhuma outra escolha”.

publicidade

O caso Huawei

A Huawei começou a sofrer diversas perdas após o presidente norte-americano, Donald Trump, assinar uma ordem que impedia as empresas de manter negócios com a Huawei sem a devida autorização do governo. O presidente tomou essa decisão por conta de acreditar que a companhia iria usar suas redes de telecomunicação para facilitar a espionagem chinesa.

publicidade

A Huawei foi proibida de usar o Android, perdeu o suporte da fabricante de chips ARM e até a Microsoft parece estar se afastando por conta disso. Como se isso já não bastasse, um dos executivos da companhia está sendo processado por supostamente facilitar o roubo de segredos comerciais.


Via: CNBC