Há algum tempo a ciência vem estudando o uso de realidade virtual como tratamento alternativo de dor sem o uso de medicamentos. Agora, conforme relata o Engadget, um hospital na França está usando a tecnologia para aliviar as dores de pacientes no pronto-socorro.

Os alunos de pós-graduação do Hospital St. Joseph projetaram um programa virtual imersivo que ajuda pacientes a relaxar e aumentar a tolerância à dor sem analgésicos. Ao invés de acompanharem todo o tratamento ou preparação para cirurgias, os pacientes usam um par de óculos de realidade virtual para se distraírem com estímulos auditivos e visuais.

publicidade

“Isso nos permite oferecer aos pacientes uma técnica para distrair sua atenção e refrear sua dor e ansiedade ao serem atendidos na sala de emergência. Eu acho que em 10 anos, a realidade virtual não será mais uma questão, e será ser usado em hospitais rotineiramente”, afirma Dr. Olivier Ganasia, chefe do departamento de emergência do hospital.

A terapia de realidade virtual ainda é considerada experimental e mais pesquisas são necessárias para garantir que ela seja usada corretamente e para descartar a possibilidade de que ela esteja funcionando.