Um homem de Utah foi preso no sábado (18) sob a acusação de ameaçar matar funcionários do Youtube em uma série de comentários em diferentes vídeos da plataforma, pelos últimos oito meses. David Levon Swanson, de 35 anos, foi acusado de ameaças de terrorismo, um crime de segundo grau e liberado sob fiança de US $ 100 mil, segundo registros da polícia.

O primeiro comentário de ameaça teria sido em setembro de 2018 em vídeo dissecando um drama que envolvia o famoso youtuber Logan Paul. “A única coisa que vem depois da morte do YouTube é um funeral para todos os executivos que foram assassinados por direito”, dizia o comentário. 

Em dezembro, ele supostamente comentou em outro vídeo, fazendo referência aos gigantes da tecnologia: Google, Facebook, Amazon e Twitter. “A única esperança deles de não ter suas equipes executivas mortas (por armas de fogo) é mudar seu comportamento e começar a seguir o espírito da Constituição dos EUA”, supostamente escreveu.

Swanson comentou mês passado em um vídeo, no qual PewDiePie pede para que seus inscritos acabem com o meme “Subscribe to PewDiePie”, depois que o atirador na Nova Zelândia o disse antes de começar o ataque nas mesquitas. 

publicidade

“Na verdade, os capangas do YouTube acham que a ideologia conquistou outra vitória. Eles vêem Pewds como alguém que está se distanciando da religião em que eles acreditam (esquerdismo) e trazendo milhões com ele”, Swanson supostamente escreveu. “Não estou dizendo que os funcionários do YouTube precisam morrer, mas sei que eles são pelo menos tão malignos quanto qualquer um dos piores grupos da história, porque seus corações são maus e, por acaso, estão empunhando a arma do poder da fala. Eles não vão durar muito mais”.

No mesmo vídeo, ele ainda teria comentado: “Quando eu visitar seu campus em duas semanas, poderei atirar em qualquer funcionário que sair, da conveniência do meu carro, porque a Primeira Emenda me permite o direito de fazê-lo”.

O Departamento da Polícia de Orem confirmou para um repórter da TV americana que Swason esteve na Baía em maio. “Ele admitiu postar esses comentários e falou mais sobre como era um jogo de palavras e que quando se referia a filmar, estava se referindo mais a um celular ou a uma câmera de vídeo”, disse o tenente Trent Colledge. Segundo o tenents, Swason também admitiu ter uma arma. 

Um porta-voz do YouTube disse: “Nossa prioridade número um é proteger a segurança e o bem-estar de todos que trabalham no YouTube. Nossa equipe de segurança está ciente dessa ameaça e está trabalhando de perto com as autoridades para monitorar a situação”.

A conta pessoal de Swanson mostra que ele assinou canais de grupos armados e autoproteção, além de canais conservadores como The Dave Ramsey Show. Swanson também assinou com o líder do canal coletivo de extrema direita Vincent James Foxx, Red Elephants, e com o canal do fundador da Proud Boys, Gavin McInnes. The Proud Boys é uma tripulação de direita masculina designada como um grupo de ódio pelo The Southern Poverty Law Center.

Em suas playlists estão vídeos de construção, sermões mórmons e políticos ultraconservadores. Vídeos que zombam transexuais, feminismo, reparações de escravidão estão em sua coleção, assim como conteúdo de celebridades conservadoras do YouTube como Ben Shapiro, Jordan Peterson e PragerU.

Uma lista de reprodução na conta de Swanson foi intitulada “Começando do Fim.” Inclui 13 vídeos das celebridades online Joe Rogan, Tim Pool, Ben Shapiro e outros sobre as chamadas “guerras culturais”, condenando o liberalismo, o feminismo e a censura imaginada de vozes conservadoras pelo YouTube, Facebook e Twitter. 

O motivo por trás das supostas ameaças de Swanson ainda não está claro.