Ao longo do ano, a Netflix organiza um hackathon interno para seus funcionários, onde eles podem tirar um tempo de suas tarefas regulares. Nesse evento, conhecido como Hack Day, os colaboradores trabalham em projetos criativos e inovadores. O tema da edição deste ano foi entorno da tecnologia de voz e o haptic – qualquer tecnologia que possa criar uma experiência de toque, aplicando forças, vibrações ou movimentos ao usuário.

Nos últimos anos, os funcionários da Netflix usaram o evento em ideias malucas, como jogar House of Cards em um NES original, transformar seu catálogo em uma loja de locação de realidade virtual, criar um sistema de busca que usa código Morse e adicionar um botão de “salto ao tubarão” no filme Sharknado, entre outras coisas. As ideias, geralmente, não têm objetivos práticos, já que o propósito principal é o processo criativo. Entretanto, nesse ano, o evento teve uma utilidade mais prática, com objetivo de tornar a experiência na plataforma mais imersiva.

publicidade

A ideia ganhou o nome de “Projeto Rumble Pack” e faz com que, durante uma cena, os efeitos sejam sincronizados com diálogo e ação. Se você está assistindo Netflix em seu dispositivo móvel, por exemplo, ele vibra durante cenas explosivas, dando-lhe um pouco mais de informações sensoriais. O projeto repete algo semelhante ao que os cinemas têm tentado fazer por meio de assentos em salas 4D, mas que acabou não tendo tanto sucesso com o público geral.

Outras ideias incluem uma “voz do Netflix”, para que os usuários digitem frases em um campo de pesquisa e recebam de volta um clipe montado dessas palavras retiradas do conteúdo da plataforma Para que isso fosse possível, a equipe treinou uma rede neural para encontrar palavras no conteúdo, que poderia então ser usado para criar novas sentenças sob demanda.

publicidade

 

publicidade

 

Ainda, eles decidiram elaborar o chamado TerraVision, um aplicativo que permite aos produtores exibir fotos do tipo de local que estão procurando. O sistema mostrará edifícios ou locais semelhantes e identificará onde eles estão.

publicidade

Por último, a equipe criou um sistema que permite que os usuários participem automaticamente de uma teleconferência em uma reunião que é executada durante um tempo pre-determinado. Caso a pessoa que está falando exceda o tempo, a música que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas usa para afastar as pessoas do palco, em discursos do Oscar que duram muito, começa a ser reproduzida.

A Netflix postou um resumo completo de seus projetos do Hack Day no Medium.

 

Via: The Verge