De acordo com informações de fontes próximas à operação, a Telefônica, multinacional espanhola, está analisando a compra da rede móvel da operadora Oi, uma de suas concorrentes brasileiras – a empresa é a principal responsável pela operadora Vivo no país.

O valor de mercado atual da Oi está estimado em R$ 18 bilhões. Sua capitalização total no mercado financeiro atual chega a R$ 6 bilhões. De acordo com o jornal espanhol El Confidencial, a Telefônica já contratou o banco de investimentos Morgan Stanley para ajudar na compra total ou parcial da operadora.

publicidade

Ainda de acordo com o jornal, a aquisição da Oi pela Telefônica seria feita na forma de liquidação “ordenada” de ativos da operadora, com venda de parte dos negócios aos concorrentes locais e empresas de fora do país.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) defende que a Oi deve procurar soluções para que se recupere. Além disso, o órgão afirmou que, ao contrário do que foi divulgado pelo jornal Estado de São Paulo, não vai realizar qualquer intervenção.

publicidade

Atualmente, a Vivo é a maior operadora móvel do Brasil – representando 32% das operações, além de ser a segunda no fornecimento de telefonia fixa e a terceira em banda larga. Isso pode ser um impeditivo para que a Oi seja adquirida totalmente, já que a Anatel possui diversas regulamentações sobre o acúmulo de espectro e poder de mercado.

Via: El Confidencial