A gata mais famosa da internet morreu na última quinta-feira (16/5) aos 7 anos. Conhecida como Grumpy Cat, a felina, cujo nome verdadeiro é Tardar Sauce ou Tard, ganhou a internet por sua cara rabugenta e por ilustrar milhões de memes mundo afora. Ele tornou-se um dos primeiros “petfluenciadores” e lançou um império no valor de milhões de dólares.

Um tweet no perfil da gata, que tem 1,5 milhões de seguidores, intitulado “Alguns dias são mais rançosos do que outros”, anunciou o acontecimento. Ela morreu nos braços da proprietária Tabatha Bundesen. “Além de ser nosso bebê e um membro querido da família, o Grumpy Cat ajudou milhões de pessoas a sorrir em todo o mundo – mesmo quando os tempos estavam difíceis”, diz o tributo.

 

 

publicidade

A expressão de gata mal-humorada da Grumpy Cat foi o resultado do nanismo e de uma má formação na mordida, quando um dente na parte de baixo fica mais a frente. Ela alcançou a fama em 2012 depois que Bryan, irmão de Bundesen, enviou uma foto dela para o Reddit, reivindicando um prêmio de “melhor gato na internet” no ano seguinte e arrecadando dinheiro para seu dono. Ela até inspirou um filme de Natal de 2014.

A imagem de Tard tornou-se um dos primeiros gifs de reação, usado para comunicar apatia, mau humor ou cinismo. Existem quase 40.000 resultados para “Grumpy Cat” no agregador Giphy.com. Em 2015, ela foi homenageada no Madame Tussaud, em São Francisco, e o presidente Barack Obama a imitou ao descrever a perspectiva do Partido Republicano sobre a América.

A gata se tornou uma celebridade online, rapidamente traduzida em um império do mundo real, com um filme de Natal, no qual ela foi dublada pela comediante Aubrey Plaza, muitas aparições na TV, e uma variedade de mercadorias, incluindo brinquedos macios, roupas e até – desde fevereiro – uma fragrância original. Seus donos já haviam contestado as alegações de exploração, escrevendo que “99% das vezes ela é uma gatinha normal” e que “para a segurança da família e da Grumpy Cat” ela não fazia reuniões pessoais.

Por fim, seus donos afirmaram: “Seu espírito continuará a viver através de seus fãs em todos os lugares”.

 

Via: CNet