A navegação por gestos está em alta nos smartphones e o Google pode trazer o recurso para o YouTube. A empresa iniciou testes com usuários, permitindo a troca de vídeos com um simples arrastar de dedos na tela. O recurso ainda não tem previsão para ser lançado oficialmente e nem sequer foi confirmado para o aplicativo.

De acordo com a publicação do Android Police, a navegação por gestos do YouTube trata-se de um teste A/B do Google. A princípio, há apenas um movimento: arrastar o dedo a partir das extremidades da tela faz com que o próximo vídeo de uma fila ou o anterior sejam reproduzidos. Caso seja implementado, o recurso deve dispensar o uso de botões de reprodução no player do YouTube como é atualmente.

publicidade

Ao que tudo indica, nada mais muda na interface do YouTube durante esses testes. Para ver ser o recurso foi habilitado no seu smartphone, basta abrir um vídeo e deslizar o dedo para a direita ou esquerda. Ainda não se sabe se o teste é limitado a smartphones Android ou se está sendo feito no iPhone também.

ReproduçãoPor enquanto, o Google não se pronunciou sobre os testes com gestos no YouTube. Entretanto, a empresa é famosa por fazer esses pequenos experimentos para checar a aceitação dos usuários. Ao longo do último ano, o uso de movimentos de navegação ganhou bastante força no iPhone X e será implementado também no Android P.

publicidade