Em uma época em discussão sobre a regulamentação de armas nos Estados Unidos, as grandes empresas de tecnologia têm tomado uma atitude no mínimo inusitada: substituído os emojis de armas de fogo por pistolas de brinquedo que disparam água. O Google é última empresa a anunciar a mudança, e o Facebook deve vir a seguir.

Com a mudança, usuários do Android puro deverão perder o ícone que representa um revólver a partir do Android P. No lugar, o Google disponibilizará uma arma de água laranja com um tanque amarelo. O Facebook, por sua vez, confirmou ao site Emojipedia sua intenção de mudar, embora ainda não tenha apresentado um design final.

publicidade

Assim, as duas empresas se juntam a grandes empresas como Apple, Samsung e Twitter que também dispensaram uma representação realística de armas de fogo por uma pistola de brinquedo. A Microsoft é a única entre as grandes empresas que ainda não apresentou nenhuma intenção de mudar, o que é curioso, uma vez que a empresa até 2016 usava uma arma de raios que parece inspirada em filmes de ficção científica antigos, dos anos 1950 e 1960.

Reprodução

publicidade

O ano de 2016, inclusive, foi importante nesse movimento de combate à representação de armas entre os emojis. Naquele ano, a Apple começou a adotar a pistola de água e iniciou uma tendência. Mais do que isso: a empresa, junto com a Microsoft, conseguiu convencer o consórcio Unicode, que cuida da padronização dos emojis (entre outras atribuições), a descartar o ícone que representaria um rifle.

Vale notar que é importante que todas as empresas estejam na mesma página em relação a como representar emojis. Afinal de contas, se um usuário de Windows enviar um emoji de um revólver para um usuário de Android, que vai receber uma pistolinha de brinquedo, há um ruído na comunicação, que pode dificultar a compreensão.

publicidade