Se você usa o Gmail no Android já deve ter passado pela situação de tentar responder uma mensagem e o Google se oferecer para digitá-la para você com algumas sugestões pré-prontas. Agora o mesmo pode começar a acontecer se você usa o teclado do Google, o Gboard, padrão de muitos celulares Android, para conversar pelo WhatsApp.

A descoberta foi revelada pelo 9to5Google, que destrinchou a versão 6.9 do Gboard e encontrou menções no código do aplicativo que indicam que o recurso de sugestões de respostas está em desenvolvimento e pode ser ativado em futuras atualizações.

Nos serviços do próprio Google, como o Allo e o Gmail, o aplicativo simplesmente lê o que você recebe e interpreta a mensagem, gerando algumas sugestões de respostas curtas e eficientes. Para aplicativos que não pertençam ao Google, é necessário um pouco mais de inventividade para ter acesso às mensagens para poder produzir uma resposta automática.

Por este motivo, para ativar o recurso de respostas automáticas, o Gboard precisará receber permissão dos usuários para ler o conteúdo de suas notificações. O recurso seria ativado quando o usuário responder alguma mensagem diretamente da notificação.

publicidade

O recurso não valeria não apenas para o WhatsApp, mas para vários outros aplicativos que permitem responder mensagens diretamente das notificações, incluindo o Hangouts, o Android Mensagens, o Allo, o Facebook Messenger, o Messenger Lite e outros.