O Google pode estar pensando em importar um dos recursos do Safari no iPhone para o Chrome no Android. Trata-se das navegações por gestos, que permite que o usuário se movimente entre páginas arrastando o dedo na tela. As referências para as novidades foram em encontradas em uma nova “flag” que está sendo adicionada ao navegador.

O recurso funciona da seguinte forma: para voltar a página anterior, tudo o que o usuário precisa fazer é arrastar o dedo da borda esquerda da tela em direção à direita. Já para avançar a um endereço, basta fazer o movimento contrário: da direita para a esquerda. Trata-se de um recurso já disponível em alguns navegadores, como o Safari da Apple.

publicidade

ReproduçãoA principal vantagem para o usuário é que a nova navegação por gestos tornaria desnecessário ter que abrir o menu do navegador para encontrar o botão de voltar. Além disso, considerando que as telas de smartphones têm ficado maiores e mais altas, isso também pouparia o usuário de ter que esticar muito as mãos.

De acordo com a publicação do Chrome Story, o Google parece ter consciência disso e resolveu solicitar essas bandeiras no projeto do Chromium. Além disso, um bug relacionado à adição dessa função também foi tornado público, confirmando que a empresa trabalha ativamente nessa possibilidade. Entretanto, ainda não há nenhuma previsão para que o recurso seja liberado.

publicidade

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre o buscador!