Uma das características do Android é que ele permite que ícones de aplicativos tenham inúmeros formatos, mas o Google Play vai começar a podar esta liberdade. A loja de apps do Google anunciou que adotará o “squircle” (formato quadrado com cantos arredondados) como padrão para ícones na loja.

Reprodução

A partir de abril os desenvolvedores poderão começar a fazer o upload dos novos ícones nesse padrão até 24 de junho. Caso optem por não o alterar, nesta mesma data, a própria Play Store cortará o ícone para seu formato. 

O exemplo abaixo mostra como será a situação: à esquerda está o ícone no formato atual; no centro, está o formato que a empresa espera que os desenvolvedores adotem. Mais à direita está o formato de exibição do ícone no Google Play caso o desenvolvedor não faça a adaptação.

publicidade

Reprodução

A gigante das buscas lançou um comunicado que também pede que sejam evitados símbolos que anunciam promoção ou notificações implementadas no emblema, já que eles podem acabar recortados. Para se encaixar perfeitamente, a imagem deve ser quadrada, sem sombras e a mudança afetará somente a visualização na loja virtual e não do aplicativo no Android. 

Portanto, é possível que até dia 24 de junho ganhemos uma nova atualização da Play Store com o design uniforme reformulado. Para checar o post completo para os desenvolvedores clique aqui e se atualize. 

É importante também notar que essa mudança vale exclusivamente para os ícones exibidos no Google Play. Nada muda em relação aos ícones dos aplicativos, que ainda devem, preferencialmente, seguir o formato adaptável sugerido pelo Google.