Embora o Google tenha anunciado as atualizações mais importantes na no keynote inaugural do Google I/O 2019, o evento dos desenvolvedores continua apresentando novidades, sendo uma das últimas, a possibilidade de pagar apps e jogos da Play Store com dinheiro em espécie. 

O objetivo da empresa ao permitir o pagamento em dinheiro é o de alcançar mercados emergentes, nos quais cartões de crédito e contas bancárias não são tão comuns. Por isso, apps que são financiados por pagamentos dentro de jogos ou por anúncios são os que mais fazem sucesso. A solução do Google para incentivar a compra aborda esse problema na raiz, eliminando a necessidade de introduzir um cartão de crédito e permitir o pagamento “em dinheiro” a posteriori .

publicidade

Reprodução

Ao tomar essa decisão, o Google aproxima-se de mercados importantes, como o da Índia, com uma população de mais de 1 bilhão de pessoas. Segundo o Diretor de Engenharia da Play Store e Jogos no Google Play, Aurash Mahbod, o pagamento  funciona de forma simples. Ao comprar um aplicativo ou um produto dentro do app, o usuário recebe um código de pagamento para concluir sua compra. Assim, ele se dirige a uma loja próxima, paga pelo produto em dinheiro, recebe sua compra nos próximos 10 minutos e um recibo nos próximos dois dias.

publicidade

Mas e se o usuário não gostar do produto? Existe um reembolso, mas ele é feito através de créditos no Google Play, ou seja, você não recebe exatamente o seu dinheiro de volta, mas pode não pagar o próximo app que comprar. 

Reprodução

publicidade

Por último, mas não menos importante, o Google anunciou a opção “Experimente grátis e instale” , um botão que substitui o clássico “Instalar” do Google Play e cuja finalidade é permitir que o usuário teste um serviço pago, antes de concluir a compra. Isso aumenta em até 34%, em média, o recrutamento de assinantes pagos e, atualmente, está em um estágio chamado “Acesso Antecipado”. 

Eles não especificam se esta funcionalidade será apenas para mercados emergentes ou se estarão disponíveis para todos, embora as duas funções venham em breve para o Billing Libray 2.0 do Google Play.

publicidade

Via: Xataka Android