O Google divulgou ontem a “Android Enterprise Recommended”, uma lista de celulares recomendados para empresas e organizações. A lista inclui 22 modelos recentes de smartphones da maioria das principais fabricantes do mercado (como Sony, Motorola e LG), mas curiosamente não contém nenhum smartphone da Samsung.

A omissão chama atenção pelo fato de que a Samsung é, ao menos em termos numéricos, a maior fabricante de celulares Android do mundo. Mesmo com fabricantes chinesas como a Huawei ganhando espaço no mercado, a Samsung se mantinha pelo menos até o fim do ano passado como a principal vendedora de aparelhos com esse sistema operacional. 

publicidade

Há, naturalmente, uma série de exigências para que um celular possa fazer parte dessa lista. Entre elas estão a necessidade de que a fabricante libere atualizações de segurança e de software para o aparelho até no máximo 90 dias apóso Google tê-las lançado, e que ele rode Android 7.0 ou versões posteriores. A lista completa de exigências pode ser vista aqui.

Uma das hipóteses seria que a modificação que a Samsung faz no Android torna o dispositivo incompatível com a experiência que o Google deseja promover. No entanto, a lista do Google inclui aparelhos de outras fabricantes, como a LG e a Huawei, que também fazem modificações consideráveis ao sistema operacional. Essa hipótese, portanto, não parece explicar a situação.  

publicidade

Segundo o Google, essa lista deve crescer ao longo das próximas semanas – possivelmente, algum aparelho da Samsung entrará nela nessa ocasião. Para as empresas cujos smartphones entram na lista, há uma série de vantagens: além de receber um certificado, elas também têm acesso a mais recursos de treinamento e suporte técnico do Google. 

A lista dos aparelhos recomendados pelo Google para empresas pode ser vista abaixo:

publicidade

BlackBerry: KEYone e Motion;

Google: Pixel, Pixel 2, Pixel XL e Pixel 2 XL;

publicidade

Huawei: Mate 10, Mate 10 Pro, P10, P10 Plus, P10 Lite e P Smart;

LG: V30 e G6;

Motorola: Moto Z2 e Moto X4;

Nokia 8;

Sony: Xperia XZ1, XZ1 Compact, ZX Premium, XA2 e XA2 Ultra.