Usuários do Google Maps que costumam circular de carro pela cidade de São Paulo receberam uma boa notícia nesta quarta-feira, 16. Agora o aplicativo foi adaptado para informar melhor aos motoristas as áreas do rodízio municipal, permitindo evita-las na hora de se deslocar pela capital paulista.

O recurso foi identificado pelo site Android Police, que destrinchou a última atualização do aplicativo no canal beta, que chegou à versão 9.78. A publicação encontrou indícios de que o recurso será liberado em breve para o público paulistano.

publicidade

Em março deste ano, os usuários de Jakarta, na Indonésia, receberam um recurso do Google Maps para lidar melhor com o seu próprio sistema de rodízio, que é bem parecido com o paulistano. Há áreas restritas da cidade que não podem ser acessadas por veículos com placas específicas.

O mesmo conceito deve ser aplicado a São Paulo. Se você inserir o número da placa do seu veículo no aplicativo de mapas do Google, o sistema entenderá se for o seu dia de manter seu carro longe do centro e calculará suas rotas de acordo. Não há previsão de quando a função será ativada, no entanto.

publicidade

-> Saiba tudo sobre o Google Maps: história, principais recursos e mais!

Caso você não seja de São Paulo ou não esteja familiar com o conceito do rodízio paulistano, veículos com determinados finais de placa são impedidos de rodar pelo centro expandido da cidade durante os horários de pico em determinados dias da semana. Por exemplo: placas que terminam com 1 e 2 não podem circular na segunda-feira, 3 e 4 são impedidos na terça-feira e assim por diante.