O Google anunciou nesta terça-feira, 27, que planeja adicionar em breve um recurso ao Google Maps que permitirá o cálculo de rotas que misturam transporte público, opções de bicicleta e aplicativos de transporte como Uber e 99. O recurso será lançado nas próximas semanas no Android e iOS, em 30 países ao redor do mundo.

“Digamos que você esteja no metrô, indo para a casa de um amigo, mas o apartamento dele é um pouco longe da estação para ir a pé. Pegar um veículo de compartilhamento de carona pode ajudá-lo a percorrer esta distância rapidamente”, escreveu o Google. “Ou então você está indo para o trabalho em horário de pico, mas pode andar de bicicleta até o ponto de ônibus mais próximo para conseguir chegar a tempo naquela reunião importante”.

publicidade

Os novos recursos do Maps surgem em um momento que empresas de tecnologia começam a dar mais atenção ao transporte público. O próprio aplicativo do Google recentemente ganhou funções que permitem prever quão cheios podem estar um ônibus, trem ou metrô, além de previsões de atrasos de ônibus em tempo real graças à tecnologia de aprendizado de máquina.

A partir de agora, nos territórios onde o recurso já está ativo, quando você entrar na pesquisa por rotas no Google Maps, o aplicativo mostrará opções de transporte por aplicativos como Uber e com bicicletas misturadas com as orientações de trânsito. Já quando você está em um veículo de app, será possível ver informações sobre o custo estimado, duração do percurso, tráfego e o horário de partida da viagem. Optando por andar de bicicleta, verá rotas personalizadas para ciclistas e informações do trânsito.