O Google anunciou na última quarta-feira (10) que o Hangouts Chat está chegando aos usuários do Gmail. A notícia veio após a empresa confirmar a descontinuidade do Hangouts clássico. Durante a conferência de desenvolvedores Cloud Next de 2019, a empresa detalhou algumas novas funções, como o acesso de convidado público, a integração do Google Voice e os apicativos Progress Web Apps.

Como uma das novas funcionalidades dessa integração, o Google está implementando um acesso de convidados ao Hangouts Chat. Esse recurso permite que os usuários conversem com usuários fora do domínio G Suite, incluindo contas pessoais do Gmail. O usuário que for “de fora” receberá uma marcação em amarelo com a palavra “externo” escrita ao lado de seu nome. Quando as conversas são criadas pela primeira vez, os membros originais desses grupos devem decidir se os convidados externos terão permissão para participar. Além das mensagens diretas, os usuários podem ser chamados para o Google Rooms, para conversas com vários membros.

publicidade

Um outro recurso que tem como objetivo facilitar as conversas é a integração do Hangouts Meet e do Google Voice. Você poderá fazer chamadas rapidamente com a pessoa com quem você está conversando por meio de bate-papo do Hangouts. Enquanto isso, a integração do Meet vem pra facilitar a atualização de uma conversa de texto durante uma reunião de vídeo.

O bate-papo do Hangouts e do Gmail também mostrará um aviso antes de você enviar algo para um destinatário que esteja fora do escritório. O Google extrairá automaticamente esses dados do Google Agenda. Essa mensagem será exibida logo acima da caixa de texto ou na parte inferior da tela do Gmail.

publicidade

O Google está trabalhando para substituir o bate-papo do Hangouts para Mac e Windows a partir de um aplicativo chamado Electron, que pertence à categoria dos PWAs (Progressive Web App). O Electron permite que o mesmo aplicativo seja criado para rodar em mais de uma plataforma de uma forma mais simplificada. No entanto, ele exige bastante memória RAM por conta de sua estrutura. Essa transição está prevista para o segundo semestre de 2019.

Por fim, para ajudar na mudança de seu domínio do Gsuite para o Hangout, o Google está desenvolvendo o Programa de Transição Acelerada. Ele fornece acesso antecipado aos novos recursos, além de apresentar diversos guias para auxiliar o usuário nessa transição.

publicidade

VIA: 9to5Google