O Google anunciou hoje, durante seu evento para desenvolvedores, o Google I/O, uma versão alternativa do Android que será otimizada para smartphones com menos poder de processamento. Chamado de Android Go, o programa trará versões do sistema operacional que são configuradas para rodar em dispositivos com 1 GB de RAM ou menos.

De acordo com a empresa, o Android O, a próxima versão do sistema operacional, será a primeira a contar com a variação. Cada nova edição após essa também terá uma configuração Go. Ela terá pequenas diferenças de funcionamento e de interface voltadas para os usuários desses aparelhos. O kernel do sistema e a interface de usuário, por exemplo, ocuparão no máximo 512 MB de RAM.

O que muda?

Como aparelhos mais simples em geral têm capacidades mais limitadas de conectividade, os dispositivos com Android Go darão mais destaque para o gerenciamento de dados móveis em seus menus. O menu acima, da barra de notificações do Android, por exemplo, mostrará quantos MB de dados o usuário ainda tem, e poderá oferecer um link para que a pessoa recarregue seus créditos. Nesses aparelhos, o Chrome também virá com o economizador de dados ativado por padrão.

publicidade

Os aparelhos com Android Go também terão versões otimizadas dos aplicativos padrões do sistema. Por exemplo, eles virão com o YouTube Go, uma versão da rede social de vídeos que permite baixar vídeos para assistir offline, e a Play Store Go, uma versão da loja de aplicativos do Google com uma seleção de apps otimizados para dispositivos mais lentos.

Uma das partes mais interessantes dessa notícia é que o Brasil provavelmente é um mercado de foco para o projeto do Google. Um dos exemplos que a empresa deu para mostrar como o economizador de dados funciona trazia uma notícia do Globo Esporte, o que sugere que os brasileiros podem esperar por essas versões do sistema.