O Google não está tentando acabar com os bloqueadores de anúncios dos navegadores. Ao menos, é essa a mensagem que a gigante das buscas procura passar em uma publicação desta quarta-feira (11), em seu blog de segurança. “Não estamos dificultando o desenvolvimento de ad blockers ou impedindo que usuários bloqueiem anúncios”, garante Devlin Cronin, do setor de extensões do Chrome.

A postagem é uma resposta às inúmeras críticas que a empresa vem recebendo de desenvolvedores e usuários, quanto às mudanças nas regras para aplicações de terceiros no navegador. Em janeiro desse ano, um trecho do projeto, o Manifest v3, foi apontado como prejudicial para bloqueadores de anúncios. Isso porque, além de procurar reformular o sistema de permissões, o texto estabelece o fim da capacidade da API do webRequest para bloquear uma solicitação específica antes que ela seja carregada. São muitos os ad blockers que utilizam essa API para impedir o carregamento de anúncios.

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A equipe do Google nega que o Manifest v3 foi pensado para dificultar a proliferação dessas extensões. “Pelo contrário, queremos ajudar os desenvolvedores, incluindo os bloqueadores de conteúdo, a criar extensões de uma forma que protejam a privacidade dos navegantes”, garante Cronin. As regras, de fato, propõem melhorar a performance e a segurança das extensões do Chrome, mas limitam o quanto essas aplicações vão poder examinar aspectos dos sites visitados.

Ainda de acordo com o anúncio do Google, os atuais recursos de bloqueio de anúncios serão restritos a usuários corporativos. Nesta quarta-feira (12), a companhia garantiu que vai continuar a trabalhar com desenvolvedores, mas entende que está tomando “a decisão certa ao permitir que usuários limitem os dados sensíveis que compartilham com terceiros enquanto selecionam sua experiência de navegação.”

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Fonte: CNet