Os engenheiros do Google resolveram falar sobre a importância do modo escuro para melhorar a performance da bateria dos smartphones Android. Durante a Android Dev Summit, além de incentivar os desenvolvedores a usar tal recurso, o Google também reconheceu que o uso do branco como cor primária do Material Design foi um erro.

Não é novidade que o modo escuro ajuda a prolongar a duração da bateria em dispositivos com tela OLED. Também não é novidade que quanto maior o brilho da tela, maior será o consumo de energia. Porém, essa é uma das primeiras vezes que o Google incentiva desenvolvedores do Android a introduzir o modo noturno em aplicativos com tanto empenho.

Durante uma sessão da Summit, foram comparados o consumo de energia do Google Pixel e do iPhone 7 com o brilho máximo no modo normal e no modo noturno. Como é possível notar na imagem abaixo, o resultado foi igual no modo normal. Porém, o cenário muda completamente no modo noturno, quando o Pixel consome 92mA de bateria e o iPhone 7 usa 230mA.

Reprodução

publicidade

No entanto, tem que se levar em consideração que o Pixel possui um display OLED, enquanto o iPhone 7 uma tela LCD. Assim, este resultado já era esperado, pois as telas OLED possuem pixels individuais que mal funcionam nas áreas escuras da tela. Já os painéis LCD, por comparação, têm todos os seus pixels acesos, independentemente do que estiver sendo mostrado na tela.

Outro gráfico importante da apresentação é o que mostra a grande diferença entre o consumo de energia do preto e do branco, enquanto o display do celular está configurado no brilho máximo. O branco aparece como o maior consumidor de energia, enquanto o preto consome a menor quantidade.

Reprodução

Essa análise mostrou ao Google que foi um grande erro ter usado o branco como cor primária no Material Design. Isso levou a empresa a rever este conceito, que removia a maioria das cores de seus aplicativos e elegia o branco para planos de fundo e interfaces.

A boa notícia é que o Google está ciente disso e começou a utilizar o modo escuro em diferentes aplicativos como o YouTube, Mensagens, Google Notícias e Telefone. Depois desta chamada geral, podemos dizer que o modo escuro acabará chegando a mais aplicativos do Google, embora também seria interessante ver outras fabricantes trazendo o tema escuro em seus aparelhos.

Algumas delas, aliás, já oferecem o modo escuro em suas skins, como a EMUI da Huawei. A Samsung anunciou essa semana a nova One UI que terá suporte ao modo escuro em todo o sistema.

Reprodução

Agora você já sabe, quer aumentar a vida útil da bateria do celular, utilize o modo escuro no maior número de aplicativos possível.

Fonte: Slashgear