Google está empenhado em diminuir a pirataria feita a partir do YouTube. A plataforma selecionou diversos apps e serviços que utilizam de sua biblioteca para extrair áudio de vídeos musicais, e recentemente, bloqueou todos eles.

“Como parte de nossos esforços contínuos para aplicar os termos de serviço do YouTube, estamos constantemente fazendo melhorias e uma das mais recentes mudanças resultou no bloqueio de alguns serviços de extração de streaming de MP3”, disse um porta-voz do YouTube. “Queremos ter os licenciadores de conteúdo como parceiros, pois as duas partes querem acabar com sites de downloads que violam as políticas do site”.

“Enquanto nós ainda não sabemos exatamente o quão eficazes são essas novas medidas, aplaudimos o YouTube por tomar medidas visando diminuir a pirataria do setor musical”, declarou Mitch Glazier, presidente da Associação da Indústria Musical dos EUA. “A extração ilegal do áudio é algo que atrapalha artistas criativos, serviços licenciados de música e até fãs. Acabar com a origem da pirataria é o modo mais efetivo de proteger serviços de streaming legítimos. É fundamental que todos do ramo tecnológico e musical trabalhem juntos para impedir esses crimes”.

O Google tem mais um motivo para desejar o fim da pirataria em sua plataforma: Se o YouTube quiser concorrer com o Spotify e Apple Music através do YouTube Music, precisa conseguir mais adesão de artistas e gravadoras, e para isso, precisa provar que conseguem controlar seu próprio conteúdo.

publicidade

Fonte: MSPoweruser