O Carnaval é, talvez, o feriado mais esperado pelos brasileiros, brasileiras e turistas que vêm de outros países para festejar no país. Porém, é também um momento em que cresce o número de casos de assédio sexual contra as mulheres. Pensando nisso, a ONG feminista Think Olga e o Google desenvolveram uma função no Google Assistente que facilita o acesso a informações sobre o tema, como contatos para denúncia e centros de acolhimento das vítimas.

Com a ferramenta, ao falar “OK Google, como reportar assédio sexual” para o Google Assistente, o celular vai indicar os contatos da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (180) e da polícia militar (190). Além disso, o app também vai sugerir o site da Think Olga para mais informações sobre o assunto.

publicidade

Para usar o app no Android, é só manter o botão home pressionado. Já para ativar o Google Assistente em iPhones, é preciso baixa-lo na App Store.

O Carnaval 2019 é o primeiro em que assédio sexual, que é qualquer manifestação de teor sexual sem consentimento da mulher, será considerado um ato criminoso. Isso em razão de uma nova lei de Importunação Sexual (13.718) sancionada em setembro de 2018 que enquadra como crime ‘‘praticar contra alguém e sem sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou de outrem’’. Alguns exemplos de atos considerados assédio são beijar alguém à força, passar a mão e cantadas invasivas.

publicidade

No site da Think Olga, há mais informações sobre o tema, como acolher as vítimas dessa violência, como denunciar e suas implicações jurídicas.