O Google é atualmente uma das maiores empresas do setor de tecnologia, e hoje (12) presta uma homenagem à invenção que tornou possível sua existência. A World Wild Web, criada pelo engenheiro de software Tim Berners-Lee, completa 30 anos nessa terça-feira e, por isso, recebeu um Doodle animado para relembrar a importância do marco na tecnológica e no mundo.

A proposta que deu origem a Web surgiu na Suíça, enquanto Berners-Lee estava trabalhando Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) e desenvolvendo algo para melhorar o gerenciamento de e o monitoramento do fluxo de pesquisas em laboratórios. O que o engenheiro não esperava é que sua invenção iria revolucionar todas as formas de comunicação do mundo e estar presente no dia a dia das pessoas.

Ao abrir o navegador do Google, vemos da gigante das buscas representado por letras que lembram gráficos em blocos, comuns nas primeiras páginas da Web. O segundo “o”, do nome, é a imagem de um monitor de computador que exibe um globo que gira lentamente, remetendo a como os downloads eram demorados no passado.

A invenção ganhou mais forma quando seu criador percebeu que informações estavam sendo perdidas pela CERN por causa da rotatividade de pessoal e de computadores incompatíveis. E então, Berners-Lee propôs que se estabelecessem conceitos básicos como HTML, URL e HTTP. Entretanto, foi só nos anos 90 que isso se popularizou com Jim Clark e Marc Andreessen com a Netscape, que trouxe uma noção de Web comercial.

publicidade

Em sua carta anual publicada ontem, o criador ainda expressou seu otimismo para os próximos 30 anos. “Dado o quanto a web mudou nos últimos 30 anos, seria derrotista e sem imaginação presumir que ela continue como a conhecemos e que não possa ser modificada para melhor nos próximos 30”, disse ele.

Via: Cnet