O Google faz alterações temporárias do logotipo de sua página inicial para celebrar e homenagear figuras históricas, pessoas, eventos e datas importantes. Essas versões especiais da marca são os doodles, e, para homenagear o compositor alemão Johann Sebastian Bach, foi desenvolvido o primeiro deles com inteligência artificial (IA), no ar nesta quinta-feira, 21.

A empresa criou um jogo em que os usuários podem compor melodias personalizadas e que são harmozinadas — a partir da IA — no estilo de Bach. Depois, o criador poderá compartilhar a produção nas redes sociais ou fazer o download dela. O doodle também tem informações relevantes sobre a vida de Bach. Além disso, a empresa vai apresentar um vídeo com detalhes dos bastidores da criação do doodle com base em IA.

publicidade

O algoritmo de aprendizado de máquina foi desenvolvido pela criadora do Coconet — modelo usado em várias tarefas musicais —, Anna Huang. O sistema de IA foi treinado com 306 harmonizações de coral de Bach, sempre com quatro vozes. Cada harmonização tem sua própria linha melódica e aprimora a progressão harmônica quando todas são tocadas juntas.

Depois, os engenheiros do Google PAIR — que é dedicado a pesquisas de IA em interações humanas — usaram o TensorFlow, uma plataforma de computação em nuvem voltada para essa tecnologia. Desse modo, o aprendizado de máquina do doodle acontece completamente em um navegador web.

publicidade

Essa versão será executada por 48 horas, de 21 a 22 de março, e poderá ser vista na maioria das áreas de abrangência dos doodles, inclusive no Brasil. A empresa também já criou um doodle com realidade virtual. Nele, homenageou o cineasta Georges Méliès, que criou filmes pioneiros como a primeira ficção científica, chamada de “A Trip to the Moon” (Viagem à Lua).

O primeiro doodle foi criado em 1998 para celebrar o festival de música e arte Burning Man, que acontece anualmente no Black Rock Desert, no estado de Nevada, nos EUA. Desde então, o Google já usou a ferramenta para homenagear os legados de Andy Warhol, Albert Einstein, Freddie Mercury, John Lennon e incontáveis outras figuras e eventos importantes — muitos brasileiros, como a escritora Carolina Maria de Jesus.

publicidade

O doodle em comemoração a Bach pode ser visualizado em computadores e dispositivos móveis clicando aqui.