O serviço RCS (Rich Communication Service) ainda tem nome tech, não soa tão bonito quanto o iMessage, da Apple, e vai servir para reinventar o SMS. O Google acaba de anunciar que começa a liberar o uso das mensagens RCS para usuários do Android no Reino Unido e na França, de forma oficial.

Mas o que são as mensagens RCS?

O Rich Communications Service ou RCS é o novo serviço de mensagens, desenvolvido pelos engenheiros do Google, e chega para integrar as diferentes plataformas de SMS que, hoje, são desenvolvidas pelas operadoras de celular em conjunto com as fabricantes.

publicidade

Este novo padrão de mensagens de texto adiciona recursos multimídia às conversas, por exemplo, e deixa o SMS comum mais parecido com as mensagens enviadas pelo WhatsApp.

Chamado de “SMS do futuro”, no Brasil, a operadora Oi já utilizada este protocolo desde o início deste ano, quando fez o anúncio oficial. Se você é cliente da Oi e deseja saber como se beneficiar do RCS agora, clique aqui

publicidade

A notícia sobre o início dos testes do RCS pelo Google chegou através do canal The Verge, que informou que o RCS não será forçado sobre os usuários, mas estará disponível como  uma opção de uso a partir das configurações do aplicativo de Mensagens do Android. Logo, para usar o recurso RCS Chat, as primeiras pessoas a testar a ferramenta terão que ativar a função em seus aparelhos. Mas a intenção é que, sempre que você for configurar um novo dispositivo, este processo seja realizado durante a configuração inicial do celular.

Contudo, mesmo que ainda esteja em fase de testes, o novo protocolo RCS não possui criptografia de ponta a ponta, como os serviços de mensagem já conhecidos, WhatsApp e Telegram, por exemplo. A indústria também levanta uma questão importante em meio ao anúncio, como o fato do Google ficar encarregado de um protocolo que deveria ser descentralizado. No entanto, os testes começaram.

publicidade

No final deste mês, os usuários no Reino Unido e França já poderão tirar proveito do serviço. A reportagem afirma que o time de desenvolvedores do Google pretende levar o serviço para mais países “durante o ano”.