O Chrome 70, nova versão do navegador do Google, traz um recurso que vem sendo testado há tempos. O browser agora possui o modo “Picture-in-Picture” ativado por padrão na versão para Windows, Mac e Linux, anunciou nesta sexta-feira, 19, o Google.

O recurso permite transformar um vídeo numa janela flutuante que pode ser arrastada pela tela do computador. Assim, é possível colocar o player do YouTube num canto e continuar navegando por outras abas do Chrome sem perder o vídeo de vista.

Como na demonstração abaixo:

publicidade

O modo “PiP” estava em fase de testes desde o Chrome 69 e agora chegou a todos os usuários com a versão estável do Chrome 70, disponibilizada nesta semana. O recurso pode ser ativado por desenvolvedores de qualquer site com um player de vídeo próprio.

Para ativar o PiP no YouTube, clique duas vezes com o botão direito do mouse no vídeo e depois selecione “Picture-in-picture”. O player será destacado e ficará num canto da tela enquanto você navega por outros sites. Dá também para redimensionar a janela e deixá-la do tamanho que você quiser.

É possível também “forçar” o modo PiP em qualquer site que use um player próprio de vídeo além do YouTube. É só usar esta extensão criada pelo próprio Google e que oferece um botão de acesso rápido no navegador ao novo recurso em qualquer página. O Google diz que o PiP também será levado ao Chrome OS e ao Android “em breve”.