O Google Chrome ganhou uma nova extensão experimental pensada pela incubadora Jigsaw, da Alphabet Inc.. O intuito é que as pessoas, ao navegarem online, tenham experiências mais leves e livres de falas tóxicos. O serviço ganhou o nome de Tune, e permite escolher entre os tipos de comentários que você deseja ler, desde os mais educados até os mais agressivos. Essa extensão foi desenhada para ser usada no Twitter, YouTube, Facebook, Reddit e Disqus, e conta com Inteligência Artificial (IA) para ser desempenhada.

O modo mais tranquilo é chamado de “Zen”, e desativa totalmente os comentários pesados. Os outros níveis são categorizados como volumes e variam de “silencioso” até “estridente”. Estes são pensados para regular a quantidade de discursos tóxicos que passam pelas redes (palavrões, ataques, insultos e etc.).

publicidade

O projeto usa o Perspective, uma API criada em 2017 pela Jigsaw e pela equipe de tecnologia contra abusos do Google, e é usada por organizações de notícias como The New York Times e The Guardian para experimentar a moderação online.

Os comentários filtrados aparecem em branco com um ponto, e podem ser abertos para se ler o que foi realmente dito. Na descrição da extensão, fica claro que esta “não pretende ser uma solução para alvos diretos de assédio (ver ameaças diretas pode ser vital para a segurança), nem é uma solução para toda a toxicidade”. Na verdade, o objetivo é mostrar aos usuários como as discussões online podem ficar mais saudáveis.

publicidade

Por enquanto, a máquina ainda está sendo testada e precisa se aprimorar para aprender a detectar camadas de ironia. Porém, a necessidade deste tipo de IA nos faz questionar a que ponto chegamos, certo?

Via: The Verge