Engana-se quem pensa que a Google Assistente ganhará apenas a capacidade de fazer ligações neste ano. Durante uma sessão do Google I/O 2018, foi revelado alguns eletrodomésticos e partes da casa que a assistente será capaz de controlar. A lista conta com objetos mais previsíveis, como TVs e máquinas de café, até coisas mais curiosas, como vasos sanitários e banheiras.

Em uma palestra dada pela equipe do “Actions on Google” (Ações no Google, em tradução livre), os funcionários revelaram os planos da empresa para integrar a Assistente às casas automatizadas. Entre as categorias de produtos estão cortinas, set top boxes, televisões (sem Android TV), ventiladores, humidificadores de ar, máquinas de café, caixas de som e regadores de jardins. A ideia é que o usuário possa controlar tudo através do seu celular ou da caixa de som Home.

Apesar de a lista ser composta por objetos corriqueiros em uma casa inteligente, a presença de itens como vaso sanitários e banheiras chamou a atenção dos presentes. Entre as possibilidades de uso mais óbvias, estariam comandos para dar descarga remotamente ou até mesmo aquecer o assento da privada previamente. Já no caso da banheira, o usuário poderia programar um banho antes de chegar em casa, por exemplo. Há ainda outro item bastante curioso: carregadores.

Apesar da lista planejada para a Google Assistente em 2018, a gigante de buscas não anunciou fabricantes ou modelos específicos e nem tampouco demonstrou como a tecnologia vai funcionar. Durante o evento, a equipe se limitou a explicar como os desenvolvedores poderão utilizar as APIs do Google assistente para criar aplicativos e conectar esses objetos à nuvem, conforme publicou o Android Authority.