A versão beta (em testes) 9.10 do Google app, o aplicativo da marca que facilita buscas sem precisar abrir o navegador, traz uma novidade interessante: um recurso de reconhecimento facial focado para o Google Assistente.

Esta nova funcionalidade de reconhecimento facial poderia ter inúmeras utilidades. Com este código, qualquer dispositivo dotado de uma câmera e o Google Assistente integrado poderia reconhecer nosso rosto e facilitar uma série de processos.  Este recurso poderia ser usado, por exemplo, em sistemas domésticos, integrando-se à câmeras de vigilância, que nos permitiram entrar em casa sem a necessidade de chaves, por exemplo.

publicidade

A descoberta foi feita pelo site Android Police, que destrinchou o APK em questão e encontrou a base de um futuro sistema de reconhecimento facial focado no Google Assistente. Trata-se de uma evolução natural do assistente pessoal do Android, que já desbloqueia e executa uma série de funções baseadas na voz do usuário.

-> Ok Google: 50 comandos de voz que você pode usar com o Google Assistente

publicidade

Além disso, o reconhecimento facial também seria uma das principais novidades do Android Q, próxima versão do sistema operacional mobile do Google. A plataforma daria suporte a sensores de reconhecimento facial 3D presentes em smartphones e outros dispositivos e levaria o nome de Face Match.

Por enquanto, tudo está em fase experimental e não sabemos quando os primeiros dispositivos dotados deste recurso chegarão ao mercado. Mas é provável que a popularização deste tipo de funcionalidade comece a ocorrer ainda este ano.

publicidade

Fonte: Android Police