O Android Wear, sistema operacional para relógios, vai ganhar uma nova versão em breve e o Google já começou os testes nesta segunda-feira (2). Baseado na edição 8.0 Oreo, o update traz melhorias como aumento da autonomia de bateria e canais de notificações para controle mais rigoroso dos alertas. Por enquanto, porém, o programa beta é apenas aberto aos donos do LG Watch Sport.

No geral, a atualização do Android Wear não traz muitas novidades, o que não é surpresa dado a pouca atenção que a plataforma vem recebendo do Google, das fabricantes e dos consumidores. O principal foco seria um “update técnico para a API 26”, que é o conjunto de bibliotecas e parâmetros usados pelos desenvolvedores para a criação de apps.

publicidade

Ainda assim, algumas mudanças no funcionamento do sistema prometem ser interessantes para os consumidores. A principal delas é que os desenvolvedores não serão capazes de rodar aplicativos em segundo plano sem uma notificação visível. Já a taxa de atualização oculta de localização também será reduzida. Assim, a expectativa é de uma melhora considerável no consumo de bateria.

O sistema de relógio vai ganhar ainda o suporte aos canais de notificações tal qual o do Android Oreo nos celulares. Isso dará um maior poder ao usuário de personalizar e escolher o tipo de alertas de apps que deseja receber em seu punho, diminuindo distrações desnecessárias.

publicidade

Para participar do programa de testes, é necessário ter um LG Watch Sport e se inscrever no Android Beta Program. Por enquanto, o Google ainda não revelou quando a atualização final estará disponível e nem mesmo quais aparelhos serão suportados.