Quando o Chrome 69 foi lançado, no início de setembro, o Google detalhou seu plano para acabar com a URL como a conhecemos hoje. A última versão do navegador deu o primeiro passo nesse sentido, ocultando o “www” na barra de endereços.

No entanto, o Google voltou atrás na decisão após receber críticas de usuários. Num post no fórum de desenvolvedores Chromium, Emily Schechter, gerente de segurança de produto na equipe do Chrome, disse que o navegador vai voltar a exibir as iniciais de “world wide web”.

publicidade

Emily disse que decisão foi tomada “depois de receber comentários da comunidade sobre essas mudanças”. No entanto, o plano de acabar com a URL não mudou. Não foi só o “www” que sumiu, mas também o “m” que indica que aquela URL é específica para a versão mobile do site. 

Na próxima versão do navegador, o Chrome 70, o “www” vai ser oculto novamente, mas o “m” vai permanecer visível, pelo menos por enquanto. “Nós planejamos iniciar uma discussão pública sobre padronização com os órgãos de normas apropriados”, afirmou Emily. “Não planejamos padronizar como os navegadores devem tratar esses caracteres em suas interfaces.”

publicidade

Como informa o Engadget, diversas pessoas saíram em defesa do “www” após o lançamento do Chrome 69. Elas argumentam que ocultar as três letras pode tornar sites falsos e páginas de phishing mais difíceis de detectar. Já o Google quer deixar a Omnibox (nome oficial da barra de endereços do Chrome) com um visual mais limpo, e acredita que simplificar URLs deixará em destaque as páginas mais confiáveis.