Nos últimos sete anos, uma rede de fraudadores de Nova York roubou mais de US$ 19 milhões em iPhones, fazendo-se passar por assinantes de celulares para comprar novos aparelhos a baixo custo. Segundo o Quartz, seis pessoas foram indiciadas no caso, que foi apresentado por promotores federais no estado de Nova York em abril. As acusações criminais variam de fraude de correspondência a conspiração para roubo de identidade.

Não é incomum os golpistas concentrarem seus esforços nos celulares da Apple, devido ao alto preço do aparelho, que pode chegar a até US $ 1.450 por telefone.

publicidade

Os golpistas se apresentavam como clientes legítimos, portando identidades falsas e cartões de crédito usados em lojas de celulares. Dessa forma, eles “pagavam” pelos novos telefones, distribuindo os pagamentos por vários meses na conta telefônica de um cliente, que não sabia nada sobre isso. E quando ele percebesse a fatura astronômica, já seria tarde demais.

Os registros não especificaram quantas pessoas foram supostamente afetadas e quantos telefones foram roubados, mas já foram descobertos 253 iPhones, espalhados em dezenas de pacotes enviados para Nova York.

publicidade

Os documentos do tribunal revelam alguns detalhes surpreendentes. Essa rede de fraudes era voltada para varejistas, abrangendo 34 estados dos EUA, embora não esteja claro quantos telefones foram roubados ou quantos clientes foram afetados. Os documentos também mostraram que o golpe em si era operado como um negócio, com sua própria hierarquia.

Um julgamento está pendente para as seis pessoas acusadas no esquema, de acordo com o Quartz. Todos eles se declararam inocentes e foram libertados mediante pagamento de fiança no valor de US$ 100.000. A Apple não respondeu a um pedido de comentário sobre os golpes.

publicidade

Via: Gizmodo