Uma mensagem falsa espalhada por redes sociais promete um óculos da marca Ray-Ban com desconto, mas é apenas mais um golpe que visa roubar informações pessoais de usuários, incluindo até mesmo credenciais bancárias.

A suposta promoção está sendo distribuída principalmente pelo Instagram. Ela promete uma unidade de óculos de sol com até 90% de desconto. Quando a vítima tenta comprar o produto, acaba cedendo dados pessoais para golpistas.

O site falso pede credenciais do Facebook para login, o que pode facilitar a invasão de contas. Com acesso a perfil de usuários, os golpistas podem fazer postagens em nome das vítimas para tentar enganar mais pessoas. Além disso, informações de cartão de crédito e credenciais bancárias podem ser roubadas caso a pessoa tente finalizar a compra.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, uma boa tática é sempre desconfiar de ofertas que parecem fora da realidade – como um produto com 90% de desconto, por exemplo.

publicidade

Além disso, é bom sempre lembrar de usar senhas seguras em contas pessoais e também ativar a autenticação em dois fatores para evitar que golpistas ganhem acesso ao perfil de redes sociais.