Ontem durante o Google I/O, o evento anual de desenvolvedores do Google, a empresa anunciou uma novidade que deve chegar ao Gmail em breve. Trata-se de um recurso chamado “Smart Compose” (algo como “escrita inteligente”) que usa inteligência artificial para dar sugestões de palavras e frases inteiras ao usuário enquanto ele está escrevendo. 

Essas sugestões são baseadas nos outros e-mails que o usuário já escreveu. Analisando o texto das mensagens anteriores e os dados daquele e-mail (remetente, assunto, etc), a inteligência artificial do Gmail consegue “prever” o que o usuário vai escrever. Essas sugestões aparecem para o usuário na forma de uma frase em cinza claro, e se o usuário quiser usá-la, basta apertar a tecla “Tab”. O GIF abaixo mostra como isso acontece:

publicidade

A ideia é que o novo recurso permita que os usuários digitem menos. Por exemplo: se ele perceber que o usuário sempre termina e-mails com “Atenciosamente,” ele sugerirá essa mensagem quando sentir que o e-mail está acabando. No entanto, a inteligência artificial também dará algumas sugestões mais “proativas”, como encerrar um e-mail com “Tenha um bom fim de semana!” se for sexta-feira.

Segundo o The Verge, a novidade começará a chegar para todos os usuários ao longo das próximas semanas. No entanto, como trata-se de uma novidade relacionada a linguagem, é possível que ela acabe demorando um pouco mais para ficar disponível em português. Para garantir que você terá acesso a ela assim que ela estiver disponível, garanta que você já tem o novo design do Gmail

publicidade

-> Conheça a história do Gmail
-> Como organizar a sua caixa de entrada no Gmail
-> Confira dicas para aproveitar melhor o Gmail