Se você costuma enviar emails confidenciais e se preocupa se alguém não-autorizado pode vir a ter acesso às suas mensagens, o Gmail para Android e iOS ganhou um recurso importante. Agora é possível usar o Modo Confidencial da plataforma no celular, permitindo criar emails sigilosos.

As mensagens confidenciais têm duas características importantes: a primeira delas é que você pode definir um período de validade. Isso significa que, se você definir um prazo de, por exemplo uma semana, ela irá expirar e deixará de estar acessível depois do período de sete dias. Também é possível revogar o acesso da outra pessoa ao email a qualquer momento, se você preferir.

publicidade

A segunda característica é a capacidade de definir quem pode ver a mensagem. Se você está enviando a mensagem para outro usuário do Gmail, você tem a opção de definir se prefere travar o conteúdo com uma senha enviada para o seu contato por SMS e só assim o texto poderá ser lido. Se a pessoa não usar Gmail, ela obrigatoriamente receberá um outro email com a senha ou um código via SMS para autenticação, e só aí ela poderá ler a mensagem.

O recurso não é exatamente novo, no entanto. A função já havia sido disponibilizada há algum tempo para os usuários do Gmail nos desktops, mas só agora está chegando ao celular.

publicidade

Para criar um email confidencial, basta abrir a tela de composição de mensagens, tocar no ícone dos três pontinhos e selecionar “Modo Confidencial”. Defina um período de validade, um modo de autenticação e aperte salvar. Então, é só digitar a mensagem normalmente e enviá-la.

Reprodução

publicidade

-> Conheça a história do Gmail
-> Como organizar a sua caixa de entrada no Gmail
-> Confira dicas para aproveitar melhor o Gmail