O Gboard, teclado do Google para Android, recebeu uma nova atualização que o torna ainda melhor. O aplicativo deve usar as capacidades de inteligência artificial do Google para ir além de sugerir a próxima palavra que o usuário vai digitar; agora o sistema será capaz de sugerir frases ou expressões inteiras.

É difícil saber o quanto disso funcionará em português, uma vez que nosso idioma normalmente fica em segundo plano no desenvolvimento de recursos de inteligência artificial. No entanto, no inglês, o teclado reconhece expressões como “looking forward” (em tradução livre: “ansioso”) e sugere os complementos “to it” (“para isso”) ou “to seeing” (“para ver”)  para concluir a sentença.

publicidade

Outro recurso meio bobo, mas divertido do Gboard agora é a capacidade de reconhecer desenhos e sugerir emojis. O recurso certamente tirou proveito de experimentos do Google como o “AutoDraw” e o joguinho “Quick, Draw!”, usando os desenhos dos usuários para treinar a capacidade de reconhecer mesmo os piores rabiscos e fazer associações; no caso, associá-los a emojis.

Concluindo as novidades, o Gboard deve passar a mostrar mais resultados em buscas feitas diretamente pelo app, com mais facilidade na integração com outros aplicativos como YouTube e Google Maps quando for o caso. O Google também anunciou o suporte a vários idiomas que ainda não estavam contemplados.

publicidade

A atualização começou a ser distribuída nesta segunda-feira, 12, para o Android. O teclado também tem sua versão para o iOS, mas as novidades ainda não têm previsão de chegada no ecossistema da Apple, embora isso não deva demorar muito para acontecer.