A Samsung revelou o seu novo processador Exynos 9820 nesta quarta-feira, 14, e deu algumas pistas do que pode vir no Galaxy S10. Além de mais poderoso, o novo chip terá foco em economia de bateria, inteligência artificial e poderá fazer gravações de vídeos em resolução 8K. Entretanto, a ausência de suporte à conexão 5G chamou a atenção no anúncio.

De maneira geral, o Exynos 9820 é o sucessor do processador 9810 presente em algumas versões do Galaxy S9 e Note 9. De acordo com a Samsung, o novo chip terá uma performance até 20% superior ao modelo de 2018 em processamento e de 40% em poder gráfico. Além disso, os oito núcleos do componente serão organizado em três grupos: quatro dedicados a tarefas simples, dois para processos intermediários e dois de alto poder.

Outra mudança importante é que o Exynos 9820 virá com um design de 8 nanômetros nos lugar dos 10 nm da geração atual. Com isso, os ganhos em eficiência energética podem chegar a 40% em alguns cenários, fazendo com que a bateria dos smartphones durem mais. Por outro lado, a Samsung não conseguiu se igualar ao design de 7 nanômetros oferecidos pela Apple.

Gravação em 8K e inteligência artificial

publicidade

O Exynos 9820 promete trazer grandes melhorias para as câmeras de smartphones. O chip é o primeiro a suportar gravações de vídeos a 8 K de resolução e 30 quadros por segundo. Além disso, também a o suporte a vídeos em câmera lenta em 4K a 150 fps e a até cinco câmeras diferentes em um smartphone.

ReproduçãoA Samsung equipou o seu novo processador com uma unidade de processamento neural (NPU). Isso significa que os celulares equipados com o componente poderão ter funções avançadas de inteligência artificial com um desempenho sete vezes superior ao antecessor. Além disso, o NPU também deve trabalhar em conjunto com a câmera para ajudar a melhorar fotos e oferecer recursos melhores recursos de realidade aumentada (AR).

Sem 5G

A grande ausência no novo chip foi, sem dúvida, o suporte às novas conexões 5G. As nova geração de internet móvel começará a ser implantada ao redor do mundo em 2019, mas a Samsung diz apena que o Exynos 9820 terá apenas o 4,5G (LTE-Advanced). Isso indica que a Samsung deve optar por chips da Qualcomm nas versões 5G dos seus tops de linha.

Estreia no Galaxy S10?

De acordo com a Samsung, o Exynos 9820 entrará em produção em massa no fim deste ano. Isso reforça a ideia de que o componente estará presente no Galaxy S10, que deve chegar por volta por volta de fevereiro ou março. Entre as funções especuladas para o dispositivo, está justamente a presença de cinco câmeras: três na parte frontal e duas na parte traseira.