O brasileiro gosta de celulares baratos; talvez nem seja questão de gosto, mas sim de necessidade, já que são exceções as pessoas que podem pagar as fortunas exigidas pelos intermediários premium e tops de linha dos dias atuais.

Nesta situação, o novo Moto G7 Play tende a ser um dos aparelhos que deve entrar na lista de compras dos brasileiros que forem procurar seu próximo smartphone ao longo do ano. Mas o celular realmente vale o preço de R$ 1.000 sugerido pela Motorola?

Para saber, vamos realizar o comparativo com um dos celulares mais procurados pelos brasileiros segundo o ranking mensal publicado pelo site de comparação de preços Zoom: o Galaxy J6, que hoje é comercializado por um preço próximo dos R$ 1.000 sugeridos pela Motorola no G7 Play.

Desempenho

publicidade

A vantagem clara aqui é do celular da Motorola. Apesar de os dois celulares terem a mesma quantidade de memória RAM, com 2 GB, o Moto G7 Play conta com um processador consideravelmente mais parrudo do que o do Galaxy J6.

O Snapdragon 632 é um processador digno de celulares intermediários com preço consideravelmente mais caros do que o G7 Play, enquanto o Exynos 7870 Octa do Galaxy J6 é consideravelmente mais limitado, o que é evidenciado pelos benchmarks do AnTuTu: o processador da Motorola consegue alcançar pontuação de 100 mil, enquanto o da Samsung fica na casa dos 60 mil.

Bateria

Aqui há um empate técnico. Os dois celulares contam com bateria de 3.000 mAh. A tendência, no entanto, é que o J6 consuma menos bateria do que o G7 Play por um motivo: sua tela Super AMOLED permite que os pixels pretos na tela permaneçam totalmente apagados, evitando desperdício, enquanto a tela LCD usada no celular da Motorola faz com que todo o painel esteja sempre aceso quando a tela está ativa, o que gasta mais energia.

Tela

Este quesito parece parelho: afinal de contas, os dois celulares contam com basicamente a mesma resolução de tela HD+, com a única diferença sendo 0,1 polegada a mais de display para o G7 Play. No entanto, existe uma vantagem evidente para o celular da Samsung, que é a tela Super AMOLED contra a LCD do aparelho da Motorola.

A tecnologia AMOLED é consideravelmente mais avançada do que o LCD, e um dos motivos já foi explicado no quesito “Bateria” mais acima: a eficiência no consumo de energia é a principal vantagem. No entanto, também há um ganho na qualidade de imagem; já que os pixels do AMOLED acendem e apagam de forma individual, eles podem reproduzir o preto puro, que é a total ausência de luz, em vez do cinza escuro representado nas telas LCD, por melhor que elas sejam.

Câmera

Aqui há mais um empate técnico. Os dois celulares contam com configurações de câmeras muito similares: câmera simples de 13 megapixels na traseira e frontal de 8 megapixels. A única e pequena vantagem na ficha de especificações está na abertura f/1.9 do aparelho da Samsung contra o f/2.0 da Motorola, mas é uma diferença desprezível.

Design

A escolha é bastante subjetiva, mas o Galaxy J6 leva a vantagem pela gestão da proporção da parte frontal do aparelho que é ocupada pela tela. Isso porque a Motorola decidiu usar o infame entalhe do iPhone X no G7 Play, mas ainda manteve uma borda gigantesca na parte inferior do aparelho que serve apenas para exibir o logo da empresa na parte da frente do celular. As bordas do J6 podem até ser maiores, mas ao menos são mais harmoniosas, contribuindo para um design mais sofisticado.

Software

Aqui a vitória é do Moto G7 Play, que já sai de fábrica com o Android 9.0 Pie, enquanto o Galaxy J6 ainda conta com o Android Oreo. A Motorola costuma garantir ao menos um ano de atualizações de software para a linha Moto G, então a tendência é que o celular receba o Android Q em algum momento de 2020.

Conclusão

Como em muitos casos, a escolha aqui não é muito simples e vai depender do que você valoriza mais num celular. Os dispositivos são bastante parecidos, mas cada um tem seus pontos fracos e fortes

O Moto G7 Play vai te entregar um desempenho melhor, o que significa que o aparelho tende a resistir mais tempo antes de ficar lento e defasado, e o software tende a permanecer atualizado por mais tempo, por já sair de fábrica com o Android Pie. Ao mesmo tempo, porém, quem prefere um celular mais bonito, com uma tela melhor pode preferir o Galaxy J6.

Neste caso, no entanto, vamos dar a vitória para o Moto G7 Play por se dar melhor nos critérios objetivos e pela questão da longevidade do celular, que é um critério bastante importante.

 

Galaxy J6

Moto G7 Play

Tela:

5,6” HD+ (1480×720)

5,7” HD+ (1512×720)

Processador:

Exynos 7870 Octa (1,6 GHz)

Snapdragon 632 (1,8 GHz)

RAM:

2 GB

2 GB

Armazenamento:

32 GB

32 GB

Câmera traseira:

13 MP

13 MP

Câmera frontal:

8 MP

8 MP

Bateria:

3.000 mAh

3.000 mAh

Sistema:

Android 8 Oreo

Android 9 Pie