Um revés inesperado aconteceu na situação da Huawei em relação ao seu veto comercial nos Estados Unidos. O chefe interino de Orçamento na Casa Branca, Russell T. Vough, quer um adiamento de dois anos sobre a inclusão da empresa na lista negra do Departamento do Comércio norte-americano, informou o Washington Post. 

Vough, em conjunto com outros nove membros do Congresso, enviou uma carta ao Vice-Presidente Mike Pence para explicar como o adiamento, na verdade, ajudaria as empresas a cumprirem com o veto comercial de forma correta. Assim, essa ação, que está planejado para entrar em vigor em um ano e um mês, seria efetivo apenas em três anos e um mês.

publicidade

Efetivamente, a Huawei é protagonista no segmento de infraestrutura de telecomunicações, principalmente no 5G, uma área que, por enquanto, os EUA não domina. A Rússia já utiliza os recursos da chinesa e os norte-americanos podem ficar para trás. Portanto, esses dois anos extras, dariam tempo para que os mesmos desenvolvessem as novas tecnologias. 

Esse pedido inesperado vindo de dentro do governo dos EUA soma-se a outros que apareceram recentemente. Por exemplo, o Google afirmando que deixar de fornecer Android, na verdade, comprometeria mais a segurança e a possibilidade de assinar um acordo de não-espionagem.

publicidade

Via: Xataka