As baterias de lítio se degradam rapidamente se ficarem muito tempo em 100%. Para impedir isso, o iOS 13 carrega o iPhone até 80% e para nessa porcentagem: a carga só é concluída quando o sistema imagina que o usuário vai precisar do telefone.

Ou seja, o aparelho “aprende” os horários do cliente e os usa como base para otimizar o carregamento da bateria. Se o dispositivo for carregado à noite, por exemplo, o iOS 13 aprende em que o horário o usuário desperta e começa a usá-lo. 

Essa é uma opção interessante para quem tem uma rotina previsível e quer preservar a vida útil da bateria do aparelho. Para entender como o sistema funciona, é essencial compreender o princípio das baterias de lítio.

Elas têm um número máximo de ciclos de carga. Um ciclo é concluído quando a bateria atinge 100%. Para ser considerado um ciclo completo, o carregamento pode ir de 0 a 100 uma vez ou de 80 a 100 cinco vezes. Por isso, os fabricantes recomendam que a carga seja mantida entre 40% e 80%.

publicidade

O problema é que muitos recarregam o telefone na hora de dormir. Para evitar o superaquecimento da bateria, os smartphones param de carregar quando atingem 100% e retomam o processo quando o percentual cai para 98%, por exemplo. Em outras palavras, a bateria gasta ciclos nesse período.

Aqueles que preferirem não usar a opção, podem desabilitá-la. Basta ir ao menu de configurações: “Configurações > Bateria > Funcionamento da bateria”.

Via: Gizmodo