Apesar de ele continuar envolto em mistério, o Google falou pela primeira vez, de forma mais aberta, do sistema operacional que está desenvolvendo. No I/O 2019, o chefe do Android e do Chrome, Hiroshi Lockheimer, apresentou algumas informações sobre o Fuchsia. 

“Nós o vemos como uma nova abordagem em um sistema operacional. Por isso, sei que todos estão muito animados e dizem: ‘Ah, esse é o novo Android’ ou ‘Esse é o novo sistema operacional do Chrome'”, disse. “Fuchsia realmente não é sobre isso. É apenas melhorar o estado da arte em termos de sistemas operacionais e o que aprendemos com ele e podemos incorporar em outros produtos.”

O que se sabe é que o Fuchsia é um projeto de código aberto, semelhante ao Android Open Source Project (AOSP), mas que pode ser usado em todos os tipos de dispositivos: de eletrodomésticos inteligentes a laptops e telefones. Ele funcionará com tudo o que o Google faz e até consertará algumas das piores falhas do Android, como atualização fragmentada, velocidade e privacidade. 

O executivo ainda comentou sobre as possibilidades de uso do sistema operacional, como nas casas inteligentes. “O Android funciona muito bem em celulares (…), mas o Fuchsia pode ser otimizado para alguns outros aparelhos também. Então, estamos experimentando”, disse ele. “Todo mundo acha que o Fuchsia é para telefones, mas e se ele pudesse ser usado em outros equipamentos?”

publicidade

O Fuchsia também apareceu em um post no Medium sobre o kit de desenvolvimento de apps, o Flutter. Kevin Moore, gerente de produto do Google, anunciou uma nova atualização para navegadores. “Desde sua primeira versão beta, no ano passado, os clientes usam o Flutter para criar aplicativos móveis para iOS e Android. No entanto, o Flutter foi concebido como um kit de ferramentas portátil e é executado no Windows, no Mac, no Fuchsia e até mesmo no Raspberry Pi.”

Via: BGR