Continuando com seu cronograma, a Huawei liberou postêres online promovendo seus futuros smartphones da linha P30. O próprio Yu Chengdong, CEO da empresa, compartilhou as imagens que supostamente revelam a qualidade incrível e o zoom óptico da câmera em sua rede social – assim como a data de lançamento do dispositivo marcada para 26 de março em Paris.  

Entretanto, parece que a propaganda com as fotografias mereceu um pouco mais de atenção do consumidor, em específico a foto do vulcão.  Ela chama muita atenção aos olhos, mas é bem improvável que tenha sido produzida por um celular da Huawei. Por que? A gente explica. 

Reprodução

O vulcão, de nome Anak Krakatau, localizado na costa da Indonésia, aparece em erupção em uma das fotos. Isso ocorreu no ano passado, mas o mais alarmante é que o processo derrubou parte importante dele. Ou seja, quando foi a câmera do P30 conseguiu capturar o momento de explosão? 

publicidade

Um pesquisa mais profunda ainda mostra uma imagem semalhente tirada em 2009 pelo fotógrafo profissional Tom Pfeiffer e cuja foto foi publicada pelo site Volcano Discovery que, inclusive, está disponível no GettyImages, um banco de imagens online. 

Óbvio que pode ser apenas uma coincidência, já que outras fotos liberadas na divulgação não produzem resultados em buscas por imagens similares. No entanto, o ato também não seria novidade no ramo, no qual tanto a Samsung, quanto a própria Huawei já divulgaram imagens que não necessariamente foram feitas por seus aparelhos.

Um alerta feito pela fabricante chinesa no ano passado já dizia:que o conteúdo é apenas uma ilustração, não a realidade. “Pode haver uma diferença nos recursos visuais e tamanhos do produto, além do conteúdo do anúncio/vídeo”.

Fonte: Gadget Match